Elas são tão bonitas como são raras. Uma “flor da geada” ou “flor de gelo” é criada no outono ou no início da manhã de inverno, quando o gelo, em camadas extremamente finas, é empurrado para fora do caule de plantas ou, ocasionalmente, da madeira.
Esta extrusão cria padrões maravilhosos, que enrola e dobra em pecíolos congelados lindos, dando a este fenômeno tanto o seu nome, como a sua aparência.
As condições climáticas têm que ser certas para as flores de gelo se formarem.
O início do inverno é o momento ideal para se deparar com elas, pois embora as condições meteorológicas devam estar congelando, é fundamental que o terreno não seja congelante, pois assim a água pode ser sugada pelo tronco.
Quando a temperatura chega a zero ou um pouco abaixo … a seiva no caule das plantas vai se expandir.
Como ela faz isso: a camada exterior da haste deve ficar sob uma pressão crescente, e fissuras microscopicamente finas,
conhecidas como fissuras lineares, começam a formar-se. Estas irão finalmente ceder sob a pressão da seiva e irão se abrir em
formação de fissuras para a água sair para, em seguida, congelar. A água vai elaborando o caule da planta, enquanto o solo continua a ser descongelado. Ela viaja até as plantas, pelo eixo estrutural externo (tronco) e atinge a divisão ou, então, racha.
Como ela faz isso? Ela escorre lentamente para fora e congela. E mais água vem em seguida.
Por incrível que pareça, o “efeito flor da geada” pode acontecer na madeira, mesmo quando dela se fez um muro ou um portão.
Neste caso, a água é submetida a extrusão através dos poros da madeira, em vez de fendas. A flor de gelo tem uma série de outros nomes: você pode conhecê-la como “castelos de geada”, “castelos de gelo”, “flores de gelo”, ou mesmo pelo nome científico: “Crystallo-folia”. No entanto, o nome tem um certo equívoco: a geada é criada por vapor de água. As flores de gelo, por outro lado, são formadas (os) a partir de água líquida. E mais, como elas são feitas de folhas finas de gelo, elas vão derreter com o sol e evaporar. Assim, você pode obter, quem sabe, “flores de geada” novamente no dia seguinte.
Mas as chances (condições) são poucas e, assim, seu primeiro vislumbre pode o derradeiro….A mãe natureza inova sempre em sua arte criativa.
Não é interessante?
P.S. Amigos, as fotos não são de minha autoria. Eu as recebi pela Net e partilhei com vocês. Infelizmente elas vieram sem referências ao autor, mas encontrei em alguns sites referências creditadas a – Flickr do usuário Lotus Flower. (Ludmila)
Realmente, Lud, linda a flor da geada.Insólita e efêmera, traz a beleza fugaz e eterna que só a natureza pode criar.
Obrigada.
Beijos,
Dyrce.
Vivendo e aprendendo.
Prazer em conhece-la Flor da Geada.
Que maravilha!
Um abraço Ludmila e parabéns . Belas fotos.
Nunca tinha ouvido falar, ela é simplesmente linda!!!
Vania B. Paiva, (via Facebook)
Beth Lahos: não, não conhecia… é linda! (Via Facebook)
Bethy Cossta: nunca tinha ouvido falar… adorei… obrigada por isso! (Via Facebook)
Marcia Reis: Como diz uma amiga: “Deus tem tempo!” Que coisa mais linda! (Via Facebook)
Consuelo Celeste Unger: Mas é lindo!…..(Via Facebook)
Rita Montagna Barbieri: que bela benção de Deus!!! (Via Facebook)
Maria Jose Imaculada Correa: Até nas horas geladas Deus não deixa de mandar seu recado de amor!! (Via Facebook)
Carlos Medici: natureza espetacular ! (Via Facebook)
Rita Montagna Barbieri: nunca vi isso…maravilhosa… (Via Facebook)
Lenilda Santiago: Magnífica! (Via Facebook)
Mônica Hauch: Eta natureza maravilhosa! (Via Facebook)
Janet Pizzo: nunca vi e nem sabia que existia, que fenômeno maravilhoso da natureza. (Via Facebook)
Roberto Copa Moura: sempre tem algo pra gente aprender, não é?! Obrigado Ludmila Saharov! Sensacional esta flor da geada. Me traga algumas sementes dela, creio se “germinarem” eu deva ficar rico com elas! rsrsrs (Via Facebook
PaulodeTarso Moreira Marques: Aprendi. Aqui em Campos do Jordão também nunca vi. Fica a experiência. Obrigado.) (Via Facebook)
Antonia Caracuel Roim Varotto: Grata Ludmila Saharov! Adoro aprender! bjs
(Via Facebook)