Para chegar em São Francisco Xavier, sub distrito de São José dos Campos, obrigatoriamente passamos pela acolhedora cidadezinha Monteiro Lobato. Do site da Prefeitura, retirei as seguintas informações:
“Antes de se chamar Monteiro Lobato, o município teve quatro denominações: Freguesia das Estacas, Freguesia de Nossa Senhora do Bonsucesso do Buquira, Vila das Palmeiras do Buquira e Vila do Buquira.
Na língua tupi, Buquira quer dizer Ribeirão dos Pássaros. O povoado de Buquira foi criado em território de Caçapava e Taubaté sob a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso.
Buquira só ascendeu à condição de Vila em 26 de abril de 1880 e, depois, a de cidade, em 19 de dezembro de 1900, criada através de lei estadual.Reduzida à condição de distrito em 1934, esta foi incorporada ao município de São José dos Campos, do qual finalmente se emancipou em 1948. Um ano depois ganhou o nome de Monteiro Lobato.
O nome é uma homenagem ao eminente escritor José Bento Monteiro Lobato que na fazenda do Buquira, pertencente à sua avó, iniciou sua brilhante carreira literária escrevendo os admiráveis contos de Urupês. Mais tarde a fazenda do Buquira passou a se chamar Fazenda do Visconde e, depois, Sítio do Pica-pau Amarelo, que até hoje atrai grande número de turistas.”
Sua população estimada é de pouco mais de 4.000 habitantes distribuidos mais na zona rural (2.500) do que na urbana (1.800)
Pequena, aconchegante e pacata, Monteiro Lobato oferece aos seus visitantes, a paisagem ímpar da Mantiqueira, com trilhas na mata entre cachoeiras, o famoso Sitio do Pica Pau Amarelo, e deliciosos recantos para se tomar café, conversar, curtir amigos queridos que a elegeram para morar em meio à natureza. Pode-se provar a deliciosa comida da região em bons restaurantes com pratos fartos e muita cortesia de seus donos. Sempre que temos oportunidade vamos para lá, pois fica muito próxima de JACAREÍ e é um passeio que descansa os olhos e a alma.