Monteiro Lobato

M.Lobato

Monteiro 1l

Para chegar em São Francisco Xavier, sub distrito de São José dos Campos, obrigatoriamente passamos pela acolhedora cidadezinha Monteiro Lobato. Do site da Prefeitura, retirei as seguintas informações:
“Antes de se chamar Monteiro Lobato, o município teve quatro denominações: Freguesia das Estacas, Freguesia de Nossa Senhora do Bonsucesso do Buquira, Vila das Palmeiras do Buquira e Vila do Buquira.
Na língua tupi, Buquira quer dizer Ribeirão dos Pássaros. O povoado de Buquira foi criado em território de Caçapava e Taubaté sob a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso.
Buquira só ascendeu à condição de Vila em 26 de abril de 1880 e, depois, a de cidade, em 19 de dezembro de 1900, criada através de lei estadual.Reduzida à condição de distrito em 1934, esta foi incorporada ao município de São José dos Campos, do qual finalmente se emancipou em 1948. Um ano depois ganhou o nome de Monteiro Lobato.
O nome é uma homenagem ao eminente escritor José Bento Monteiro Lobato que na fazenda do Buquira, pertencente à sua avó, iniciou sua brilhante carreira literária escrevendo os admiráveis contos de Urupês. Mais tarde a fazenda do Buquira passou a se chamar Fazenda do Visconde e, depois, Sítio do Pica-pau Amarelo, que até hoje atrai grande número de turistas.”
Sua população estimada é de pouco mais de 4.000 habitantes distribuidos mais na zona rural (2.500) do que na urbana (1.800)
Pequena, aconchegante e pacata, Monteiro Lobato oferece aos seus visitantes, a paisagem ímpar da Mantiqueira, com trilhas na mata entre cachoeiras, o famoso Sitio do Pica Pau Amarelo, e deliciosos recantos para se tomar café, conversar, curtir amigos queridos que a elegeram para morar em meio à natureza. Pode-se provar a deliciosa comida da região em bons restaurantes com pratos fartos e muita cortesia de seus donos. Sempre que temos oportunidade vamos para lá, pois fica muito próxima de JACAREÍ e é um passeio que descansa os olhos e a alma.

Monteiro 1a

Monteiro 1b

Monteiro 1d

Monteiro 1e

Monteiro 1n

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *