Caverna do Diabo é uma caverna existente no Parque Estadual de Jacupiranga, município de Eldorado Paulista. Trata-se da maior caverna do estado de São Paulo. Dos 8 mil metros de extensão, apenas 800 metros estão livres para serem percorridos pelos turistas. Esta área dispõe de sistema de luz, passarelas, escadas e corrimãos. A visitação na caverna é feita de terça a domingo, das 8 da manhã ás 5 da tarde, sempre na companhia de guias.
A entrada da caverna fica a 500 metros de altitude e, lá dentro, o cenário é surpreendente.Estalactites, estalagmites, cortinas de pedras e cascatas de calcita intrigam especialistas e deslumbram turistas. As estalactites se formaram com a penetração da água no solo e, posteriormente, na camada de calcário, até atingir o teto da caverna. As estalagmites se elevam do solo, numa proporção estimada em um centímetro cúbico a cada 10 anos, o que justifica a preocupação dos guias e guardas da caverna com a degradação de seu interior. A luz é apagada várias vezes, finalizando trechos do percurso, para que não haja o desenvolvimento de vegetação, através da fotossíntese e a caverna continue com sua atmosfera original. As formações mais interessantes podem ser vistas no salão conhecido como Catedral. A beleza do lugar dá asas à imaginação. Talvez, por isso, algumas dessas formas ficaram eternizadas com nomes um tanto quanto estranhos, quase todos dados pelo grupo paulista de espeleologia: A Espada do Guardião, Pia Batismal, Cemitério dos Índios, Reis Magos, Templo Perdido, Caldeirão do Diabo e Torre de Pisa.
Passando por esta galeria atinge-se um lago de águas represadas do Ribeirão das Ostras. À direita está o setor superior, aberto aos turistas. E descendo, à esquerda, acredita-se que há um incrível e sinistro labirinto com cerca de cinco mil metros de corredores e galerias subterrâneas na mais profunda escuridão. Nosso guia relatou que já fez o percurso do rio até a sua saída inúmeras vezes, com a duração de aproximadamente 12 hs.è um passeio fascinante que eu já fiz três vezes e sempre acabo querendo voltar novamente…