Prosseguindo em nossos passeios para conhecer melhor as cidades banhadas pela Lagoa dos Patos, neste Carnaval viajamos até São Lourenço do Sul, que fica a 122km de distância de Rio Grande, pelas BR 392 e 116.
A origem do Município de São Lourenço do Sul remonta ao final do século XVIII, quando a coroa portuguesa distribuiu terras nas margens da Lagoa dos Patos a militares que se destacaram nas guerras contra os espanhóis. Os proprietários erigiram capelas em devoção aos seus santos prediletos. Em 1807, os moradores da Fazenda do Boqueirão construíram a capela de Nossa Senhora da Conceição, ao redor da qual desenvolveu-se o povoado que é o berço do município. Em 1830, o povoado da Fazenda do Boqueirão, foi elevado à Freguesia, por Dom Pedro I, sendo desmembrado da Vila de Rio Grande e incorporado à Vila de São Francisco de Paula, atual Pelotas.
Palco de muitas batalhas no século 19, devido à Revolução Farroupilha, São Lourenço do Sul abriga importantes passagens da história sobre a formação do Estado do Rio Grande do Sul. A Fazenda do Sobrado, localizada nas margens da Lagoa dos Patos e que serviu de refúgio para Giuseppe Garibaldi, além de ser usada como quartel-general por Bento Gonçalves durante as batalhas contra o Exército Imperial, é uma prova testemunhal destes fatos. Esses acontecimentos são mantidos vivos na memória da cidade e preservados para a posteridade. (Fonte: Site da Prefeitura de São Lourenço)
A cidade, que possui as praias mais bonitas da Lagos dos Patos, tem cerca de 55 mil habitantes, excelentes hotéis e restaurantes e oferece aos visitantes passeios de escuna, roteiro pelas fazendas coloniais e também promove em outubro a Festa de Cerveja: Südoktoberfest
Que passeio maravilhoso. Ainda bem que temos mais dois dias.
Livingstone